Requerimentos!!
Antes de aprender a fazer um jogo, você precisa ter:
- Ter nível intermediário em Python
- Python 2.7 instalado (ver tuto)
- Api Pygame Instalado!! Vamos instalar Agora!!
Instalando a Api Pygame:
Baixe o arquivo instalável clicando aqui!!
Em seguida faça um teste para ver está instalado corretamente:
- Abra o Python (Command Line)
- Digite import pygame
Se não ocorrem um erro, como nosso exemplo, está tudo certo ;D
Criando o primeiro jogo:
ATENÇÃO: Esse é nosso primeiro tutorial mais ‘complicadinho’ de Python, portando se você ainda não sabe programa veja nossas outras aulas.
Em nosso primeiro jogo, criaremos um jogo simples de futebol.
Bem simplesssssssss
- Crie uma pasta em sua área de trabalho, com o nome pygame
- Em seguida cole essas duas images na pasta, o campo e a bola, Atenção: salve campo com a extensão .jpg e bola .gif. Para ter compartibilidade com o programa.
- Abra o Python (GUI), crie um arquivo novo, e salve na pasta criada com nome jogo.py
O Programa:
bola = 'bola.gif' campo = 'campo.jpg' import pygame, sys from pygame.locals import * pygame.init() screen=pygame.display.set_mode((620,390),0,0) background=pygame.image.load(campo).convert() mouse_c=pygame.image.load(bola).convert_alpha() while True: for event in pygame.event.get(): if event.type == QUIT: pygame.quit() sys.exit() screen.blit(background, (0,0)) x,y = pygame.mouse.get_pos() x -= mouse_c.get_width()/2 y -= mouse_c.get_height()/2 screen.blit(mouse_c,(x,y)) pygame.display.update()
calma calma vamos explicar todo o programa…
Entendendo o Programa:
Primeiro criamos uma variável para a image da bola e do campo.
bola = 'bola.gif' #especifica o caminho da img campo = 'campo.jpg' #especifica o caminho da img
Em seguida importamos a biblioteca pygame, e a biblioteca sys, que manipula arquivos.
import pygame, sys from pygame.locals import * pygame.init() # inicia o pygame
Agora especificamos o tamanho da janela.
E ‘falamos’ que o background da janela é a img campo
E que o cursor do mouse é a img bola.
screen=pygame.display.set_mode((620,390),0,0) background=pygame.image.load(campo).convert() mouse_c=pygame.image.load(bola).convert_alpha()
Agora iniciamos um loop.
Depois escrevemos um pequeno código que especifica o que fazer quando apertamos o ‘x’ da janela, ou seja fecha a aplicação.
while True: for event in pygame.event.get(): if event.type == QUIT: pygame.quit() sys.exit()
Em seguida dizemos que a img da bola, ficara no lugar do mouse.
screen.blit(background, (0,0)) x,y = pygame.mouse.get_pos() x -= mouse_c.get_width()/2 y -= mouse_c.get_height()/2 screen.blit(mouse_c,(x,y)) pygame.display.update() #atualiza a tela
Rodando o programa!!
O resultado é o seguinte:
O campo de fut fica no fundo da janela(background)
E a bola fica no lugar do mouse ;D
SE VOCÊ GOSTOU CLIQUE AQUI!!
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legal o tutorial ! bem simples, porém direto !
Obrigado pelo comentário, e vc tem razão DIRETO!! KKK