Desenvolvendo jogos com Python – 1

Requerimentos!!

Antes de aprender a fazer um jogo, você precisa ter:

  • Ter nível intermediário em Python
  • Python 2.7 instalado (ver tuto)
  • Api Pygame Instalado!! Vamos instalar Agora!!

Instalando a Api Pygame:

Baixe o arquivo instalável clicando aqui!!
Em seguida faça um teste para ver está instalado corretamente:

  • Abra  o Python (Command Line)
  • Digite import pygame

Se não ocorrem um erro, como nosso exemplo, está tudo certo ;D

Criando o primeiro jogo:

ATENÇÃO: Esse é nosso primeiro tutorial mais ‘complicadinho’ de Python, portando se você ainda não sabe programa veja nossas outras aulas.

Em nosso primeiro jogo, criaremos um jogo simples de futebol.
Bem simplesssssssss

  • Crie uma pasta em sua área de trabalho, com o nome pygame
  • Em seguida cole essas duas images na pasta, o campo e a bola, Atenção: salve campo com a extensão .jpg e bola .gif. Para ter compartibilidade com o programa.
  • Abra o Python (GUI), crie um arquivo novo, e salve na pasta criada com nome jogo.py

 O Programa:

bola = 'bola.gif'
campo = 'campo.jpg'

import pygame, sys
from pygame.locals import *

pygame.init()

screen=pygame.display.set_mode((620,390),0,0)

background=pygame.image.load(campo).convert()
mouse_c=pygame.image.load(bola).convert_alpha()

while True:
    for event in pygame.event.get():
        if event.type == QUIT:
            pygame.quit()
            sys.exit()

    screen.blit(background, (0,0))

    x,y = pygame.mouse.get_pos()
    x -= mouse_c.get_width()/2
    y -= mouse_c.get_height()/2

    screen.blit(mouse_c,(x,y))

    pygame.display.update()

calma calma vamos explicar todo o programa…

Entendendo o Programa:

Primeiro criamos uma variável para a image da bola e  do campo.

bola = 'bola.gif'         #especifica o caminho da img
campo = 'campo.jpg'       #especifica o caminho da img

Em seguida importamos a biblioteca pygame, e a biblioteca sys, que manipula arquivos.

import pygame, sys
from pygame.locals import *

pygame.init()     # inicia o pygame

Agora  especificamos o tamanho da janela.
E ‘falamos’ que o background da janela é a img campo
E que o cursor do mouse é a img bola.

screen=pygame.display.set_mode((620,390),0,0)

background=pygame.image.load(campo).convert()
mouse_c=pygame.image.load(bola).convert_alpha()

Agora iniciamos um loop.
Depois escrevemos um pequeno código que especifica o que fazer quando apertamos o ‘x’ da janela, ou seja fecha a aplicação.

while True:
    for event in pygame.event.get():
        if event.type == QUIT:
            pygame.quit()
            sys.exit()

Em seguida dizemos que a img da bola, ficara no lugar do mouse.

    screen.blit(background, (0,0))

    x,y = pygame.mouse.get_pos()
    x -= mouse_c.get_width()/2
    y -= mouse_c.get_height()/2

    screen.blit(mouse_c,(x,y))

    pygame.display.update()   #atualiza a tela


Rodando o programa!!

O resultado é o seguinte:
O campo de fut fica no fundo da janela(background)
E a bola fica no lugar do mouse ;D

SE VOCÊ GOSTOU CLIQUE AQUI!!

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2 respostas para Desenvolvendo jogos com Python – 1

  1. edvanroberto disse:

    legal o tutorial ! bem simples, porém direto !

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